Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores

Authors

  • Sandra Maria Zákia Lian Souza UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Angela Maria Martins

Keywords:

Gestão escolar, Desigualdade escolar, Questionários contextuais, Clientela escolar, Composição de turmas.

Abstract

Com base na análise das respostas dos diretores de escolas municipais do país ao questionário contextual da Prova Brasil 2015, buscou-se conhecer critérios assumidos para a composição da clientela, nos estabelecimentos escolares, e sua organização por turmas, e refletiu-se sobre eventuais implicações das práticas adotadas para a democratização da educação. Trata-se de estudo exploratório das manifestações dos diretores, as quais foram tratadas por meio da quantificação da frequência das alternativas assinaladas no questionário, seguido da interpretação de seus conteúdos, com base em aportes de literatura correlata. O estudo traz pistas que indicam tendência à adoção, pelas escolas, de processos inclusivos de acolhimento e de alocação dos alunos, que expressam práticas democratizantes de gestão escolar. Registra, no entanto, limitações enfrentadas na análise das informações decorrentes de imprecisões presentes na formulação das questões.

Author Biographies

Sandra Maria Zákia Lian Souza, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Angela Maria Martins

Published

2018-11-19

How to Cite

Souza, S. M. Z. L., & Martins, A. M. (2018). Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores. Educar Em Revista, 34(71), p. 175–190. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58395

Issue

Section

Demanda Contínua