Reciprocidade e acolhimento na educação de jovens e adultos: ações intencionais na relação com o saber
Resumo
Apresentando resultados da pesquisa de doutorado, o artigo destaca particularidades
dos processos educativos de jovens e adultos, situando a busca
dos sujeitos de uma relação com o saber, as diferentes mediações da organização
do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos e a questão
da reciprocidade e acolhimento como ações intencionais no processo ensinoaprendizagem.
Ao concluir o estudo, constata-se uma docência na qual o
sujeito se torna professor/a no seu fazer e no seu caminhar, que vem contribuindo
para a construção de um estatuto próprio de EJA, para a produção e
acúmulo de saberes teórico-metodológicos, potencializando um campo pedagógico
e de pesquisa.
dos processos educativos de jovens e adultos, situando a busca
dos sujeitos de uma relação com o saber, as diferentes mediações da organização
do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos e a questão
da reciprocidade e acolhimento como ações intencionais no processo ensinoaprendizagem.
Ao concluir o estudo, constata-se uma docência na qual o
sujeito se torna professor/a no seu fazer e no seu caminhar, que vem contribuindo
para a construção de um estatuto próprio de EJA, para a produção e
acúmulo de saberes teórico-metodológicos, potencializando um campo pedagógico
e de pesquisa.
Palavras-chave
the teaching profession in the youth and adult schooling; peculiar form of educative process and shelter for the act of the knowledge; docência na educação de jovens e adultos; particularidades do processo educativo e acolhimento para ato do conhecimento