Uma genealogia das teses de John Dewey acerca da arte na educação

Autores

Palavras-chave:

John Dewey, Ensino de Arte, Estética, Trabalho docente

Resumo

Este trabalho considera que a elaboração da teoria estética de John Dewey, apresentada no livro Arte como experiência, publicado em 1934, decorre de uma série de ensaios da década de 1920 – “Experience, nature and art”, “Individuality and experience”, “Affective thought” e “Art in education – education in art”. O trabalho analisa cada um desse ensaios individualmente e relaciona os seus conteúdos com os temas centrais do livro, com o propósito de oferecer novas diretrizes para o trabalho docente na atualidade.

Biografia do Autor

Aline Hernandes de Carvalho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade São Luís de Jaboticabal (2020). Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2019). Atua como professora dos anos iniciais na Rede Municipal de Ribeirão Preto. Membra do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (GPREA) registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e coordenado pelo professor Marcus Vinicius da Cunha. Sua pesquisa atual situa-se na área de Filosofia da Educação, focalizando principalmente os temas Análise Retórica, Fundamentos Filosóficos da Linguagem, Mikhail Bakhtin, Discurso Filosófico e Pedagogia Retórica.

Marcus Vinicius da Cunha, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e livre-docência pela Universidade Estadual Paulista (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), onde atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisador do CNPq (nível 1 - D) e coordena o Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq). Suas pesquisas e principais publicações situam-se nas áres de Filosofia da Educação e História da Educação, focalizando os seguintes temas: Análise Retórica, Sofística, Discurso Pedagógico, John Dewey, Pragmatismo, Educação Brasileira e Escola Nova.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

de Carvalho, A. H., & da Cunha, M. V. (2021). Uma genealogia das teses de John Dewey acerca da arte na educação. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81888

Edição

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