Acacia Zeneida Kuenzer: a constituição de uma educadora

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Materialismo histórico, Categorias, Acacia Zeneida Kuenzer.

Resumo

A discussão sobre a constituição e a formação docente no Brasil é perpassada por diversas e, muitas vezes, contrárias posições epistêmicas. Ao elegermos a professora doutora Acacia Zeneida Kuenzer como nossa interlocutora, optamos claramente pela discussão a partir das categorias do materialismo histórico. No compartilhamento de sua história de vida, evidenciam-se as condições concretas e contraditórias pelas quais se constitui como docente e o princípio educativo do trabalho manifesta-se de maneira inequívoca. Evidencia-se também a razão da importância das categorias do materialismo histórico, tanto as de conteúdo quanto as de método.

Biografia do Autor

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal do Paraná

Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2000). Doutorado na Universidade Federal do Paraná, na área de Educação e Trabalho (2011). Pós Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH - 2013-2014). Pós Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal (2015). Professora concursada do Instituto Federal do Paraná (2010), Campus Curitiba, professora da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, disciplina: Trabalho e Educação. Docente da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio e do Programa de Mestrado em Educação Profissional - ProfEPT, disciplina: Bases Conceituais da EPT. Diretora de Ensino Médio e Técnico - PROENS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Tecnologia Social - TRETS. Projetos de Pesquisa: Formação de Professores e Os egressos do Ensino Médio Técnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.

Cristhianny Bento Barreiro, IFsul

Licenciatura Plena para Professores de Disc. Esp. pela UTFPR, especialização em Metodologia de Ensino pela UCPEL, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS

Ademir Pinhelli Mendes, Uninter

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; graduação em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia; graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo; graduação em licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional 

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Urbanetz, S. T., Barreiro, C. B., & Mendes, A. P. (2021). Acacia Zeneida Kuenzer: a constituição de uma educadora. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81442

Edição

Seção

Entrevistas