“Qualidade da educação”: o nascimento de um conceito ambíguo

Autores

  • Bernard Charlot Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O artigo traz o interesse pelo nascimento do conceito de “qualidade da educação” e seu contexto internacional. É mostrado que o conceito nasceu a partir das reflexões sobre a reforma do ensino de Matemática e de Ciências nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, e difundiu-se nos anos 80 e 90 do mesmo século enquanto componente educacional do movimento liberal de modernização e globalização, em um ambiente de intensa concorrência econômica, que mobiliza a Matemática e a Ciência como instrumentos de riqueza e poder. Levando em conta a ambiguidade do conceito, o artigo aponta para alguns problemas a serem enfrentados quando se tenta usar esse conceito.

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Charlot, B. (2021). “Qualidade da educação”: o nascimento de um conceito ambíguo. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81286

Edição

Seção

Demanda Contínua