Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação para aprendizagem, Avaliação da criança, Cotidiano escolar, Formação docente e avaliação.

Resumo

O artigo se inscreve no debate sobre a avaliação na Educação Infantil, com o objetivo de refletir sobre a potência da relação entre professoras e crianças na composição de práticas avaliativas que problematizem sua dimensão classificatória e se conectem à formação docente continuada. Constitui-se pelo entrelaçamento de investigações inscritas no campo teóricometodológico da pesquisa com o cotidiano, realizadas com professoras e crianças, que assumem o diálogo como método, envolvendo observação da dinâmica escolar, interação com as crianças e produção de narrativas em registros docentes. O trabalho vale-se, ainda, de pesquisa bibliográfica sobre avaliação e Educação Infantil. A articulação entre as pesquisas evidencia as dimensões dialógica, reflexiva, investigativa e participativa da avaliação como centrais numa proposição que afirma a relevância da ação docente, na criação e encaminhamento do trabalho, e a necessidade da presença infantil no processo, reiterando a criança como sujeito de direitos. Assim, a avaliação, nas práticas cotidianas, volta-se à compreensão das aprendizagens infantis, à organização das ações docentes e à indicação de temas relevantes para a formação continuada das professoras, como atividade integrada aos atos escolares. Nesse percurso emerge a possibilidade de uma docência infantil, em diálogo com o cotidiano como espaçotempo de aprendizagens, ensino e tecelagem de conhecimentos, desde epistemologias múltiplas, no qual se formulam questões, voltadas às dimensões praticoteóricas do trabalho com as infâncias.

Biografia do Autor

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga, com Graduação na Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela mesma universidade, Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México e na Universidade do Minho. É Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Virgínia Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga, com Graduação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta II da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na Linha de Pesquisa “Infância, Juventude e Educação”.

Ana Cristina Corrêa Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga, com Graduação na Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro. Especialização em Educação Infantil e em Leitura: Teoria e Prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É professora na Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense.

 

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Esteban, M. T., Louzada, V., & Corrêa Fernandes, A. C. (2021). Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78253

Edição

Seção

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil