Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Planejamento e Avaliação Educacional

Resumo

Avaliar propostas de avaliação da educação é um passo relevante para apreciar o potencial dessas iniciativas em promover qualidade com equidade, tendo em vista garantir o cumprimento do dever do Estado na garantia do direito à educação. Com esse pressuposto, o artigo apresenta aspectos e dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil no âmbito de sistemas e redes de ensino. As proposições resultam de levantamento e interpretação de literatura e se apoiam em legislação e normas vigentes no país, em diálogo com a literatura que trata de requisitos para a elaboração e implementação de avaliações. Os resultados do estudo ratificam a existência de parâmetros para subsidiar processos de avaliação da etapa, estando estes direcionados para as questões de acesso, insumos, processos e resultados, destacando-se a importância de considerar as especificidades da etapa, as finalidades da avaliação e a consequência dada aos seus resultados.

Biografia do Autor

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas (FCC) Rede Estadual de Ensino de São Paulo (REESP)

Possui graduação em História (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Licenciatura Plena em História - Faculdades Associadas Ipiranga; Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade de São Paulo. É Pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, professora de História na rede estadual de ensino de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe). Atua, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, política educacional, gestão educacional e educação infantil.

Sandra Zákia Sousa, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: politica educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino.

Maria Luiza Rodrigues Flores, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED-UFRGS)

Possui graduação em Letras Português-Inglês (1992), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  É Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Administração Escolar, integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Organização e Gestão da Educação, Políticas Públicas de Educação e Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas das políticas públicas: normatização, acesso, currículo e avaliação da qualidade na educação infantil.

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Pimenta, C. O., Sousa, S. Z., & Flores, M. L. R. (2021). Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210

Edição

Seção

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil