A inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018)

Autores/as

Palabras clave:

Direito à Educação. Planejamento Educacional. Estado da Arte.

Resumen

Apresenta-se como objetivo deste artigo inventariar o conhecimento produzido no Brasil acerca do direito à educação e sua articulação com a temática “planejamento educacional”, no período de 1988 a 2018, por meio dos resumos das teses e dissertações disponíveis para consulta pública no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), no âmbito da Educação. A metodologia desta pesquisa pautou-se pelo Estado da Arte, mediante o levantamento e a análise da produção acadêmica sobre o tema, à luz de categorias e enfoques desprendidos do escopo dos trabalhos investigados. No contexto da educação básica obrigatória, o estudo revelou a reverberação do direito à educação e sua relação com o planejamento educacional ao explicitar a consolidação da escola como espaço concreto de vivências de direitos e do Estado como mediador no âmbito da gestão e do planejamento educacional, simultaneamente, ao desafio de superar o descompasso entre intenções e ações no campo do processo de efetivação do direito garantido no ordenamento jurídico brasileiro.

Biografía del autor/a

Katya Lacerda Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Linha 5: Estado, Políticas Públicas e Educação, pesquisadora do Laboratório de Gestão Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp (LAGE/FE/UNICAMP). Exerce, atualmente, o cargo de Pedagoga na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Reitoria em Palmas-TO e o de Professora Substituta do Curso de Pedagogia na UFT, Campus de Miracema. E-mail: katyalacerda@uft.edu.br

Andréia Silva Abbiati, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo: São João da Boa Vista

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do Laboratório de Gestão Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp (LAGE/FE/UNICAMP) e docente da área de Educação / Pedagogia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São João da Boa Vista. E-mail: andreia.abbiati@ifsp.edu.br

Publicado

2021-12-06

Cómo citar

Fernandes, K. L., & Abbiati, A. S. (2021). A inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018). Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78024

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