A inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018)

Autores

Palavras-chave:

Direito à Educação. Planejamento Educacional. Estado da Arte.

Resumo

Apresenta-se como objetivo deste artigo inventariar o conhecimento produzido no Brasil acerca do direito à educação e sua articulação com a temática “planejamento educacional”, no período de 1988 a 2018, por meio dos resumos das teses e dissertações disponíveis para consulta pública no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), no âmbito da Educação. A metodologia desta pesquisa pautou-se pelo Estado da Arte, mediante o levantamento e a análise da produção acadêmica sobre o tema, à luz de categorias e enfoques desprendidos do escopo dos trabalhos investigados. No contexto da educação básica obrigatória, o estudo revelou a reverberação do direito à educação e sua relação com o planejamento educacional ao explicitar a consolidação da escola como espaço concreto de vivências de direitos e do Estado como mediador no âmbito da gestão e do planejamento educacional, simultaneamente, ao desafio de superar o descompasso entre intenções e ações no campo do processo de efetivação do direito garantido no ordenamento jurídico brasileiro.

Biografia do Autor

Katya Lacerda Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Linha 5: Estado, Políticas Públicas e Educação, pesquisadora do Laboratório de Gestão Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp (LAGE/FE/UNICAMP). Exerce, atualmente, o cargo de Pedagoga na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Reitoria em Palmas-TO e o de Professora Substituta do Curso de Pedagogia na UFT, Campus de Miracema. E-mail: katyalacerda@uft.edu.br

Andréia Silva Abbiati, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo: São João da Boa Vista

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do Laboratório de Gestão Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp (LAGE/FE/UNICAMP) e docente da área de Educação / Pedagogia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São João da Boa Vista. E-mail: andreia.abbiati@ifsp.edu.br

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Fernandes, K. L., & Abbiati, A. S. (2021). A inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018). Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78024

Edição

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