Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense

Autores

Palavras-chave:

Burocracia, Política Educacional, Gestor/Burocrata, Discricionariedade, Desigualdade.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública do município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2019, evidenciando os pressupostos da ação do gestor/burocrata diante das vagas remanescentes da escola e a influência de sua discricionariedade nos resultados da política educacional. Em uma perspectiva interpretativista de estudos, analisamos o ato discricionário do gestor/burocrata como fator de confrontação ou consolidação das desigualdades educacionais, por meio dos dados resultantes da entrevista semiestruturada com o gestor da escola, refletindo sobre a interação do burocrata com o cidadão que busca as benesses da política e a garantia de direitos. Decorrentes de tal interação, observamos formas distintas de discricionariedade, enraizadas nas microculturas da prática burocrática, expondo processos includentes e excludentes, a partir da interferência de fatores endógenos e exógenos resultantes das relações do burocrata com a comunidade.

Biografia do Autor

Tereza Cristina de Almeida Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Mestra em Educação pela mesma intituição.

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora  e Mestra  em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Guimarães, T. C. de A., & Bernado, E. da S. (2021). Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77643

Edição

Seção

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais