O jardim do vizinho é mais bonito ou está mais longe de nossos olhos? Os conteúdos do passado recente na BNCC de História no Brasil e os NAP na Argentina

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional

Resumo

O artigo visa contribuir para o debate sobre a relação entre a história recente e sua apropriação em políticas educacionais, concretizada em documentos curriculares, tomando o caso da ditadura militar em dois países que passaram por regimes autoritários, Brasil e Argentina. O artigo apresentará uma visão geral sobre o contexto de criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o tratamento desse conteúdo, fazendo o mesmo, a seguir, para os Núcleos de Aprendizajes Prioritarios (NAP) [Núcleos de Aprendizagem Prioritários]. Como os documentos curriculares narram esse passado recente, como temas de ensino e aprendizagem para as novas gerações? A que necessidades sociais visam atender, em sua estruturação? A comparação surge como forma de contribuir para um olhar mais complexo sobre nossa própria realidade e história recente, na confrontação com a descrição entre os vizinhos, com tantas aproximações e distanciamentos entre nossas histórias.

Biografia do Autor

Helenice Aparecida Bastos Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Helenice Aparecida Bastos Rocha é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no curso de História e na pós-graduação stricto-sensu, no PPGHS e no PROFHISTORIA, com diversas publicações e artigos publicados relacionados ao ensino de história. Coordena o Grupo de Pesquisa Oficinas de História.  É bolsista Prociência UERJ/Faperj 2017/2020, com o projeto “Narrativas nos livros didáticos de História: tradição e rupturas,” bem como coordena o projeto CNPQ Universal 2019/2021“Usos do passado: história pública, didática e formação do professor,”  também relacionado a esta publicação.

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Rocha, H. A. B., & Gonzalez, M. P. (2021). O jardim do vizinho é mais bonito ou está mais longe de nossos olhos? Os conteúdos do passado recente na BNCC de História no Brasil e os NAP na Argentina. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77138

Edição

Seção

Dossiê-Bases Nacionais e o Ensino de História embates, desafios e possibilidades na/entre a Ed. Bás. e a form. de prof