“Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de Mendonça
Resumo
Este artigo busca examinar práticas instituídas na Escola Hospital José de
Mendonça, criada no final dos anos 1930 em Araruama, interior do estado do
Rio de Janeiro. Demarcada em seu espaço e em suas atividades cotidianas por
intenções médicas e educativas, a escola hospital reuniu, primordialmente,
crianças que frequentavam as escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro,
acometidas de males passíveis de cura ou tratamento. Nessa instituição,
elas foram expostas à educação formal, ao trabalho e a práticas corporais
calcadas nos pressupostos da medicina natural, dentre as quais os banhos de
mar, a exposição ao sol e ao ar marítimo foram utilizados no tratamento dos
casos doentios. Os objetivos visados pela escola hospital, concebida como
uma espécie de contraponto à vida na cidade, com seus ritmos e seus males,
articulavam-se em torno da crença no valor de uma natureza que restaura,
alivia e tonifica. Os discursos de seu idealizador, o médico Oscar Clark,
oferecem indícios do projeto mais amplo em que se inscrevia a iniciativa: um
projeto modernizador, defendido por frações do pensamento social brasileiro,
que tinha como pilares a cura de um povo considerado doente e a sua redenção
por meio da alfabetização, do trabalho e das práticas de educação do corpo.