A produção da Education Physique Sportive Generalisée na França: o esporte como possibilidade educativa

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Desportiva Generalizada, Método de ensino, História da Educação Física, França.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de formulação da Education Physique Sportive Generalisée (EPSG) na França, colocando em foco os sujeitos e os princípios que nortearam a sua elaboração. Para tanto, foram empregados principalmente periódicos e livros relativos ao debate conceitual e metodológico vivido pela França nas décadas de 1940 e 1950, assim como manuais do período que ampliaram e refinaram as análises da elaboração da EPSG. Pode-se perceber que a EPSG foi tomada como forma de reconfigurar outros modos de fazer Educação Física, reordenando as estruturas e as práticas conformadoras do processo de ensino e centralizando o papel dos jogos e dos esportes na formação dos jovens.

Biografia do Autor

Luciana Bicalho Cunha, CEMEF/UFMG Prefeitura de Praia Grande

Professora da Rede Municipal da Prefeitura de Praia Grande (SP). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestre em Educação Física (Educação Física e Sociedade) pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Doutora em História da Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Vinculada ao Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, História da Educação, História da Educação Física e História do Corpo.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Cunha, L. B. (2021). A produção da Education Physique Sportive Generalisée na França: o esporte como possibilidade educativa. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77004

Edição

Seção

Dossiê - Corpo e história: os múltiplos processos de educação do corpo