Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção

Autores

Palavras-chave:

educação do corpo, história do corpo, educação

Resumo

O texto parte da hipótese de que, em uma longa duração, uma educação do corpo é lentamente elaborada por diferentes sujeitos e instituições, com a finalidade de criar gestos comuns, usos comuns do corpo voltados ao cuidado de si, de sua aparência e, mais amplamente, da proteção de suas próprias forças. Trata-se, assim, de um tipo de educação que, neste tempo longo, produz, seja de forma silenciosa, seja de forma eloquente, conselhos, prescrições, normas voltadas ao corpo, constituindo, assim, processos educativos. O texto examina e analisa alguns desses processos educativos capturados em traços no conjunto de fontes constituído por textos religiosos, tratados de pintura, romance, tratados de boas maneiras e de civilidade produzidos entre o século XII e XVIII. Para os propósitos e o espaço deste texto, a breve análise realizada demonstra a existência de uma abundância de referências ao corpo e aos gestos nesses registros e constitui, sem dúvida, um bom ponto de partida para esboçar apontamentos acerca da historicidade da noção educação do corpo.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Soares, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular da Unicamp e professora permanente do Programa de Pós –Graduação em Educação da mesma instituição. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPa-CA-ED-Historia da Educação. As áreas de interesse estão relacionados com a história das práticas educativas na natureza; educação e natureza; história da educação do corpo e da higiene; história da educação física; história dos esportes na natureza; história das práticas escolares junto à natureza. Desde 2017 é Coordenadora de Área Ciências Humanas e Sociais - CHS III (Educação) da FAPESP e Editora-adjunta da Revista Pro-Posições.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Soares, C. L. (2021). Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76507

Edição

Seção

Dossiê - Corpo e história: os múltiplos processos de educação do corpo