Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção

Autores/as

Palabras clave:

educação do corpo, história do corpo, educação

Resumen

O texto parte da hipótese de que, em uma longa duração, uma educação do corpo é lentamente elaborada por diferentes sujeitos e instituições, com a finalidade de criar gestos comuns, usos comuns do corpo voltados ao cuidado de si, de sua aparência e, mais amplamente, da proteção de suas próprias forças. Trata-se, assim, de um tipo de educação que, neste tempo longo, produz, seja de forma silenciosa, seja de forma eloquente, conselhos, prescrições, normas voltadas ao corpo, constituindo, assim, processos educativos. O texto examina e analisa alguns desses processos educativos capturados em traços no conjunto de fontes constituído por textos religiosos, tratados de pintura, romance, tratados de boas maneiras e de civilidade produzidos entre o século XII e XVIII. Para os propósitos e o espaço deste texto, a breve análise realizada demonstra a existência de uma abundância de referências ao corpo e aos gestos nesses registros e constitui, sem dúvida, um bom ponto de partida para esboçar apontamentos acerca da historicidade da noção educação do corpo.

Biografía del autor/a

Carmen Lucia Soares, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular da Unicamp e professora permanente do Programa de Pós –Graduação em Educação da mesma instituição. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPa-CA-ED-Historia da Educação. As áreas de interesse estão relacionados com a história das práticas educativas na natureza; educação e natureza; história da educação do corpo e da higiene; história da educação física; história dos esportes na natureza; história das práticas escolares junto à natureza. Desde 2017 é Coordenadora de Área Ciências Humanas e Sociais - CHS III (Educação) da FAPESP e Editora-adjunta da Revista Pro-Posições.

Publicado

2021-08-20

Cómo citar

Soares, C. L. (2021). Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76507

Número

Sección

Dossiê - Corpo e história: os múltiplos processos de educação do corpo