A relação entre avaliação e regulação na Educação Superior: elementos para o debate

Autores

  • Stela M. Meneghel
  • Fabiane Robl
  • Tattiana T. Freitas da Silva

Palavras-chave:

avaliação, regulação, educação superior, políticas educacionais, evaluation, regulating measures, higher education, educational policies

Resumo

Com o objetivo de promover a qualidade da educação superior, diversos países elaboraram, na década de 80, políticas de avaliação institucional. Estas, com o objetivo pedagógico de identificar potencialidades e obter subsídios para superar deficiências, seguem concepções e procedimentos diversos
de políticas de supervisão da educação superior (chamada regulação), promovidas por iniciativa do Estado e destinadas a estabelecer regras/critérios mínimos para o funcionamento de instituições. No entanto, nem sempre a distinção entre políticas e ações de avaliação e de regulação é clara, até mesmo para os agentes governamentais envolvidos na sua elaboração e
implementação. Este artigo analisa a relação entre avaliação e regulação no Brasil, à luz da experiência de agências avaliativas da França, Espanha, Portugal e Argentina. Para tanto, utiliza as principais dimensões envolvidas no processo de avaliação feito por tais agências, denominado avaliação externa. São elas: i) bases e fundamentos da avaliação externa; ii) operacionalização
do processo; iii) elaboração do relatório e pareceres. Desta forma, são feitos alguns apontamentos a partir dos casos descritos, a fim de identificar desafios para a efetivação de uma política de avaliação no Brasil.

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Como Citar

Meneghel, S. M., Robl, F., & Silva, T. T. F. da. (2006). A relação entre avaliação e regulação na Educação Superior: elementos para o debate. Educar Em Revista, 22(28), p. 89–106. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7613

Edição

Seção

Dossiê Temático