Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico

Autores

Palavras-chave:

Professor, Educação, Emancipação. Verdade.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar a dificuldade da transmissão
do saber em ruptura com a posição dogmática perante a verdade, numa
perspectiva da formação do pensamento crítico no campo escolar. A nossa
metodologia investigativa encontra-se no campo da Filosofia da Educação,
no sentido de interpretar o processo formativo como resultado de narrativas
que se estabelecem em diversos caminhos percorridos nas práticas sociais
educativas que determinam uma concepção de mundo em que os sujeitos,
em grande parte, constituem-se na convicção de verdade como anulação
do pensamento crítico. A principal conclusão do ensaio é que a passagem
para a posição de professor como intelectual, na era da pós-verdade, não
deveria ocorrer na polaridade entre aqueles que sabem e os outros que não
sabem. Compreendemos que a passagem para a posição do professor, na
transmissão do saber crítico, constrói-se no interior da atividade educativa
e se constitui numa ressignificação dos espaços da transmissão da cultura
escolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entre
iguais. Portanto, como uma atividade de construção, torna-se presente em diversos modos de compreensão sobre o mundo e no pleno sentido da ampliação da tolerância em face da discordância.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Graduado em Educação Física (UNESP)

Mestre e Doutor em Educação (UNICAMP)

Pós Doutor em Filosofia da Educação (USP)

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Rodrigues, R. (2021). Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75785

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