Aprendizagens do “tornar-se”, das experiências formadoras e da visibilidade: aproximações entre autobiografias e educação

Autores

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem. Autobiografias. Aprendizagem biográfica.

Resumo

Ainda que a educação seja um empreendimento coletivo, histórico e circunstanciado, a dinâmica do sujeito da aprendizagem é perpassada por sua existencialidade e por sua singularidade. Nosso objetivo, neste artigo, é analisar aprendizagens biográficas significativas na construção do tornar-se escritor, nas autobiografias literárias de Manuel Bandeira (1886-1968), Lêdo Ivo (1924-2012) e Ferreira Gullar (1930-2016). O critério de variabilidade foi decisivo para a escolha desses autores, posto que suas obras são marcadas por diferentes gerações e escolas literárias. Nosso olhar tem como base abordagens (auto)biográficas em educação, que interrogam a experiência da formação na temporalidade do sujeito, partindo de um enfoque epistemológico no qual a subjetividade é crucial. Para tanto, consideramos, inicialmente, a discussão entre autobiografia e educação; posteriormente, avaliamos como as aprendizagens biográficas se apresentam nas trajetórias dos autores estudados. Os resultados das análises consideram três dinâmicas de aprendizagem em suas vidas: a) tornar-se si mesmo; b) as experiências formadoras constitutivas da escrita autobiográfica; c) a visibilidade ética e estética do mundo. Concluímos discutindo a importância dessas aprendizagens na proposição de uma educação para a singularidade que recupere esses elementos da aprendizagem biográfica de forma dinâmica e agregadora.

Biografia do Autor

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Tutor do PET Pedagogia - UFCG. Pesquisador Associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade- Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas. Estágio pós-doutoral em Educação na Fundação Carlos Chagas. Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Doutor, Mestre e Especialista em Educação pela UFRN; Especialista em Bíblia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela UEPB. Líder do grupo de pesquisa Sociedade, Cultura e Educação.

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Pesquisadora Pq1-D Ed-CNPq. Professora da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPDEd-UFRN). Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Estágio de pós-doutorado em Educação (BEX-Capes) na Université de Nantes e François Rabelais (França- 2004-2005). Pós-doutorado em Educação pela PUCRS e Université de Paris 13 (Capes- 2011-2012). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq), desde 1999. Professora Visitante na Université de Paris 13; Universidad de Buenos Aires (UBA); Université des Antilles et de la Guyane (UAG).  Direoria da Association Internationale des Histoires de Vie en Formation et de Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Diretoria do Collège International de la Recherche Biographique (CIRBE-Université de Paris 13, Paris). Diretoria da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF). Pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Evora (CIEP-UÉvora) e do Centro de Investigação de Estudos da Criança (IEC-UMinho). Pesquisadora associada do Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8). Sócia da ANPED e da SBPC. 

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Diniz Lira, A. A., & da Conceição Passeggi, M. (2021). Aprendizagens do “tornar-se”, das experiências formadoras e da visibilidade: aproximações entre autobiografias e educação. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75688

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo