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Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora

Marlene Alencar Dutra, Jacques Therrien, Silvia Nóbrega-Therrien

Resumo


Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vida
e na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadora
como dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico está
fundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,
2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos uma
investigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, com
estreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por uma
professora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resulta
de um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Em
uma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,
pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de si
no processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexa
das dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimento
de intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos e
saberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processos
auto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisante
em empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarras
academicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que nos
coloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.


Palavras-chave


Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora

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