Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
Palavras-chave:
Abordagem (auto)biográfica, Autoformação, Temporalidades na formação, Narrativa de si, Professora-pesquisadoraResumo
Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vida
e na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadora
como dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico está
fundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,
2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos uma
investigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, com
estreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por uma
professora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resulta
de um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Em
uma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,
pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de si
no processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexa
das dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimento
de intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos e
saberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processos
auto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisante
em empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarras
academicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que nos
coloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.