Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora

Autores

Palavras-chave:

Abordagem (auto)biográfica, Autoformação, Temporalidades na formação, Narrativa de si, Professora-pesquisadora

Resumo

Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vida
e na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadora
como dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico está
fundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,
2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos uma
investigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, com
estreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por uma
professora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resulta
de um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Em
uma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,
pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de si
no processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexa
das dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimento
de intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos e
saberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processos
auto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisante
em empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarras
academicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que nos
coloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Dutra, M. A., Therrien, J., & Nóbrega-Therrien, S. (2021). Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75571

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo