Memória, identidade e docência: recordações-referência de professores iniciantes na educação superior

Autores/as

Palabras clave:

Narrativas. Recordações-referência. Professor iniciante. Educação superior.

Resumen

Este trabalho objetiva analisar recordações-referência de três professores em início de carreira na educação superior, por meio da pesquisa (auto) biográfica. Para tanto, empregou-se uma entrevista narrativa com questionamentos sobre a história de vida, a formação escolar, o percurso acadêmico e o desenvolvimento profissional. Os aspectos salientados por eles no estudo demonstraram elementos significativos na escolha pela profissão e a constituição da aprendizagem docente. Diante das
recordações-referência, evidenciou-se que as marcas e imagens da docência advêm de um repertório da própria história de vida desses sujeitos. Tais reminiscências são carregadas de sentimentos positivos e alegres configurados pela influência familiar na referida escolha, por trajetórias com os antigos mestres, além das brincadeiras e dos processos de inserção/iniciação à docência na universidade. A aprendizagem nessa
área não aconteceu de maneira neutralizada, mas sim tecida pelos percursos formativos vividos pelos professores em suas histórias de vida e pelos caminhos profissionais na manutenção ou superação de crenças e valores sobre a profissão docente. Ademais, visualizaram-se as subjetividades que permeiam a construção da identidade dos docentes, ou seja, como se constituíram na profissão e nos diversos contextos históricos de formação.

Biografía del autor/a

Sebastião Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

Selva F. Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia/Universidade de Uberaba.

Possui Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Realizou Pós-Doutorado em Educação pela UNICAMP(2007) e Estágio Sênior em Didactica de las Ciencias Sociales na UAB- Universidad Autonoma de Barcelona (2016) . Pesquisadora de Produtividade do CNPq desde 2003. Atuou como docente da educação básica na rede pública do estado de Minas Gerais, na Escola de Educação Básica da UFU e como professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, aposentada em março de 2017. Foi coordenadora do PPGED/UFU por três mandatos. Atualmente é Professora Titular da UNIUBE e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIUBE - Universidade de Uberaba(Mestrado e Doutorado em Educação), orientadora de Mestrado, Doutorado e supervisora de Pós-Doc em Educação. . Coordenadora do GEPEGH( Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia) certificado no CNPq.Coordenadora do Observatório do Ensino de História e Geografia. Atuou como Membro da Câmara de Ciências Humanas e Sociais da FAPEMIG e da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPEs.Consultora ad hoc do CNPq.Atuou como Membro da Câmara de Ciências Humanas e Sociais da FAPEMIG e da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPEs. Membro de conselhos editoriais de periódicos nacionais e internacionais. Membro da Red de Inducción a la Docência e da Red Iberoamericana en Didática de las Ciencias Sociales. Membro da International Society for History Didactics(ISHD), da Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS), da Associação Brasileira de Ensino de História(ABEH), da ANPED e ANPUH. Possui experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, metodologias, didática e práticas de ensino e aprendizagem em História.

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Soares, S. S., & Guimarães, S. F. (2021). Memória, identidade e docência: recordações-referência de professores iniciantes na educação superior. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75550

Número

Sección

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo