Educação Clandestina: a proposição de um conceito

Autores

  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Diego Orgel Dal Bosco Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Educação, Clandestinidade, Educação Clandestina.

Resumo

O presente artigo busca refletir aspectos significativos de ordem teóricoconceitual sobre Educação Clandestina e as possíveis relações entre educação e clandestinidade. Partindo das contribuições associadas a um projeto de pesquisa desenvolvido no Brasil, o objetivo central é propor um conceito para Educação Clandestina, considerando as possibilidades de aplicação e os seus usos que emergiram dos diferentes enfoques e abordagens mobilizados em produções recentes sobre a temática. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada sobre a educação de comunistas na clandestinidade, explora-se as potencialidades da denominação Educação Clandestina como um conceito/categoria operacional.

Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Pesquisador e docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutor em História pela Unisinos, realizou estágio de doutoramento em História na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris / França (bolsa PDSE/CAPES). Mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. 

Líder do grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação-CNPq. Orcid Id: https://orcid.org./0000-0002-1242-2126. E-mail: eders@unisc.br.

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em História, bolsista de pós-doutorado em Educação do Programa Nacional de Pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes/Brasil) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/Brasil). Orcid Id: https://orcid.org./0000-0001-5715-3591. E-mail: diegoal@unisc.br

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Silveira, Éder da S., & Almeida, D. O. D. B. (2021). Educação Clandestina: a proposição de um conceito. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75265

Edição

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