Paradigma Indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente

Autores

Palavras-chave:

pesquisa narrativa, paradigma indiciário, método narrativo, método indiciário, formação docente

Resumo

Este estudo tem como objetivo tomar o Paradigma Indiciário como método narrativo de investigação no âmbito da formação docente. Destacamos sua dimensão autobiográfica, enfatizando as particularidades de fazer uso da narrativa como fenômeno estudado, gênero textual e concepção metodológica. Para tanto, realizamos leitura abrangente da obra de Carlo Ginzburg e a partir de suas contribuições apontamos características da escrita narrativa em pesquisa, entendendo-a como escolha consciente de olhar para o passado e reconstruí-lo, tomando as opções feitas ao longo do processo e as respostas encontradas ao final. Tomamos ainda, como eixo reflexivo, narrativas produzidas por professoras, cujas análises evidenciam que este modo de fazer pesquisa possibilita entendimento de aspectos das práticas sociais que não dizem respeito apenas ao que foi vivido ou a quem viveu, mas ao modo como a experiência se atualiza no instante em que se decide narrar, em diálogo com questões de nossos tempos, espaços e cultura, tornando-se potente instrumento de pesquisa e formação. Finalizamos apresentando três temporalidades, presentes numa investigação com base no Paradigma: o tempo da história de vida, considerando que ela atravessa e é atravessada pela pesquisa; o tempo da própria pesquisa, entendendo que o método se dá num movimento constante entre coletar, observar, decifrar; o tempo da escrita, entendendo a linearidade de um texto que precisa ser definitivo, mas se abre para a provisoriedade do conhecimento produzido e o estranhamento de nós mesmos.

Biografia do Autor

Thiago Borges de Aguiar, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba.

Luciana Haddad Ferreira, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Aguiar, T. B. de, & Ferreira, L. H. (2021). Paradigma Indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74451

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo