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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICAS DIALÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco

Resumo


Este artigo, integrado à pesquisa que focaliza a avaliação institucional na educação infantil no contexto de um município brasileiro, analisa os movimentos formativos docentes decorrentes dessa ação avaliativa. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a referida pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. No escopo deste texto, focalizam-se, especialmente, os enunciados expressos nas entrevistas realizadas com onze docentes. A análise dos dados evidencia a configuração de um evento marcado pela multiplicidade de vozes que compõem o debate sobre a qualidade da educação infantil ofertada, em articulação com a defesa do direito das crianças à educação e do reconhecimento e valorização dos docentes. Conclui-se que a avaliação institucional encerra grande potencial formativo para os envolvidos, uma vez que pode instar movimentos dialógicos situados numa pauta em disputa nas políticas públicas atuais.

Palavras-chave


Educação infantil. Avaliação institucional. Formação docente.

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