AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICAS DIALÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil. Avaliação institucional. Formação docente.

Resumo

Este artigo, integrado à pesquisa que focaliza a avaliação institucional na educação infantil no contexto de um município brasileiro, analisa os movimentos formativos docentes decorrentes dessa ação avaliativa. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a referida pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. No escopo deste texto, focalizam-se, especialmente, os enunciados expressos nas entrevistas realizadas com onze docentes. A análise dos dados evidencia a configuração de um evento marcado pela multiplicidade de vozes que compõem o debate sobre a qualidade da educação infantil ofertada, em articulação com a defesa do direito das crianças à educação e do reconhecimento e valorização dos docentes. Conclui-se que a avaliação institucional encerra grande potencial formativo para os envolvidos, uma vez que pode instar movimentos dialógicos situados numa pauta em disputa nas políticas públicas atuais.

Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES; Professora no Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Vila Velha-ES, Brasil; 

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Educação pelaUniversidade Federal do Espírito Santo. Professora no Programa de Pós Graduação da Ufes.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Vieira, M. N. de A., & Côco, V. (2019). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICAS DIALÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educar Em Revista, 35(78), 303–323. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69827

Edição

Seção

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