De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015)

Autores

  • Tânia Maria F. Braga Garcia
  • Vivian Batista da Silva Universidade de São Paulo

Resumo

O objetivo do artigo é contribuir para a produção de conhecimento sobre manuais destinados à formação de professores, focalizando particularmente as obras usadas no ensino de disciplinas como a Pedagogia, a Didática, a Metodologia e a Prática de Ensino, em perspectiva ainda pouco explorada na pesquisa educacional. Denominados de manuais pedagógicos, têm sido publicados no Brasil desde 1870 com a intenção de garantir aos futuros professores uma formação especializada. A complexificação da Didática como campo de conhecimento e o fortalecimento das Didáticas Específicas produziram transformações nesse conjunto de obras ao longo dos últimos quarenta anos, demandando revisões conceituais e novas perspectivas de investigação, apontadas pelas autoras nesta síntese realizada a partir dos resultados de suas pesquisas.

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Publicado

2019-11-01

Como Citar

Maria F. Braga Garcia, T., & Batista da Silva, V. (2019). De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educar Em Revista, 35(77), p. 135–158. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69326

Edição

Seção

Dossiê Temático