A modelagem matemática nos anos iniciais como perspectiva para o ensino de matemática: um panorama de publicações brasileiras em periódicos (de 2009 a 2018)

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um panorama de produções científicas relativas à modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil como nova perspectiva para o ensino de matemática referente ao período de 2009 a 2018. Esta investigação foi realizada segundo os critérios da pesquisa qualitativa, utilizando os caracteres descritivo e analítico e os aspectos de uma pesquisa denominada estado da arte. A coleta e o registro dos dados foram efetivados a partir de meios e materiais audiovisuais: pesquisas em bibliotecas on-line de quatro periódicos da área de Educação Matemática: Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Educação Matemática Pesquisa (EMP) e Zetetiké, bem como pelo uso de software, do Microsoft Office Word para os filtros e análises no período investigado, tendo sido identificados os objetivos, desenvolvidos pelas investigações, metodologias adotadas e atividades, chegando-se aos resultados encontrados. As análises dos artigos permitiram compreender como a modelagem matemática tem sido utilizada como uma perspectiva inovadora de ensino para essa disciplina e para outras áreas do conhecimento, revelando produções científicas mínimas no assunto tratado e necessidades de incentivo para o desenvolvimento de investigações na área.

Biografia do Autor

Jhony Alexander Villa-Ochoa, Universidad de Antioquia

Licenciado en Matemáticas y Física. Magister en Educación y Doctor en Educación por la Universidad de Antioquia. Profesor de la Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Villa-Ochoa, J. A., Rosana Soares, M., & Souza de Alencar, E. (2019). A modelagem matemática nos anos iniciais como perspectiva para o ensino de matemática: um panorama de publicações brasileiras em periódicos (de 2009 a 2018). Educar Em Revista, 35(78), 47–64. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68974

Edição

Seção

Dossiê Temático