Cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança: entre permanências e inovações pedagógicas (1960-1970)

Autores

  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Bragança. Associado pela Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. http://orcid.org/0000-0003-1673-5215
  • Cesar Augusto Castro Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Membro da Associação para a Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE) e da Association pour le Développement de l´Histoire Culturelle (ADHC). http://orcid.org/0000-0001-7650-895X
  • Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Pará. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Sociedade Brasileira de História da Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). http://orcid.org/0000-0002-6974-2606

Palavras-chave:

Cultura material escolar. Escolas radiofônicas. Representações de educação. Educação de jovens e adultos, Bragança - PA.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança e a constituição das permanências e inovações pedagógicas, no período de 1960 - 1970. Metodologicamente, utilizamos a abordagem da Nova História Cultural como análise sobre o uso dos materiais escolares e as representações de educação dos sujeitos sobre esses materiais no cotidiano das salas de aula. Foram identificados três tipos de escolas: uma que funcionava na casa da monitora; outra em um barracão de palha; e a última em uma escola municipal. A cultura material escolar, nesta instituição escolar, está constituída pelos seguintes materiais: materiais de escrita (giz e lápis com borracha); materiais de suporte de escrita (quadro negro, cartaz, cadernos e folhas de papel sem pauta); mobílias (mesas de madeiras toscas e bancos retangulares de madeiras); materiais de leitura (pequenos textos e relatórios); materiais de iluminação (lamparinas de pressão, lampiões e aladins); indumentárias dos alunos (roupas de chita artesanal e algodão); materiais de proteção (palhas de Inajás e Babaçu); material de comunicação e ensino (intitulado como rádio cativo). Esses materiais permitiram identificar as permanências e inovações pedagógicas. Concluiu-se que os materiais escolares produziram representações críticas, emancipatórias e evangelizadoras cuja finalidade era alfabetizar os jovens e adultos das escolas radiofônicas de Bragança, Estado do Pará.

Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Bragança. Associado pela Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE.

Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA - (2008). Especialista em Saberes Culturais e Educação Amazônica - (UFPA, 2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade Estadual do Pará - PPGED/UEPA - (2014). Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação PPGED/ICED/UFPA - (2019). Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). Membro Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA). Membro Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL)

Cesar Augusto Castro, Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Membro da Associação para a Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE) e da Association pour le Développement de l´Histoire Culturelle (ADHC).

Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e o Curso de Biblioteconomia (UFMA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará . Membro do Comitê Cientifico da Amercian Library Association. Vice-Coordenador do GT 2 - História da Educação da ANPED. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Pesquisador Produtividade do CNPq.

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Pará. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Sociedade Brasileira de História da Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA).

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1985), Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) , Doutorado em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós Doutorado em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia (1987-2011). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Pará .  Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará. Membro de entidades científicas, tais como: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Sociedade Brasileira de História da Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA).

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Publicado

2019-11-01

Como Citar

Maciel, R. A., Castro, C. A., & Socorro Gomes de Souza Avelino de França, M. do P. (2019). Cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança: entre permanências e inovações pedagógicas (1960-1970). Educar Em Revista, 35(77), p. 183–203. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68060

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