SABERES E PROFISSIONALIDADE DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DAS ÁGUAS: A FORMAÇÃO INICIAL EM FOCO

Autores

Palavras-chave:

Educação ribeirinha, profissionalidade docente, formação docente.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como egressos do curso de Pedagogia constroem sua profissionalidade docente, no contexto de educação rural ribeirinha amazônica. O estudo insere-se no entrecruzamento das temáticas de formação docente, profissionalidade docente e educação ribeirinha. O referencial teórico assenta-se nos estudos de ROLDÃO (2005); CONTRERAS (2002); TARDIF (2002); NÓVOA (1999) e CHAKUR (2011). Para a coleta dos dados, foram realizados junto aos egressos do curso de Pedagogia das Águas, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará, dois grupos focais. Após a coleta e transcrição dos dados, eles foram agrupados e analisados por meio de categorias a posteriori, fazendo uso do referencial teórico-metodológico adotado para a pesquisa. Os resultados da investigação mostraram o lugar ocupado pelos conhecimentos advindos da formação acadêmica e dos saberes construídos na e pela prática profissional. Indicaram que essas duas modalidades de conhecimentos ainda não se articularam, uma vez que os participantes valorizaram mais a prática do que a teoria.

Biografia do Autor

Vivian Silva Lobato, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: violência nas escolas, relações interpessoais, formação docente, prática pedagógica e memória coletiva.

Claudia Leme Ferreira Davis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

Bacharel em Ciências, com área de concentração em Psicologia pela Stanford University; mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi Diretora de Projetos Especiais e da Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação/FDE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-1997); Assessora Direta da Secretária de Educação Profª Rose Neubauer (1997-1998) (Governo Mário Covas); Professora Visitante do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Buenos Aires/UBA (1997-2004); Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas/FCC (1981-2013) e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Atualmente é Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas/FCC; membro da Comissão Assessora da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP; da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd e integra o Corpo Editorial dos periódicos Cadernos de Pesquisa (FCC/SP) e Psicologia da Educação (PUC/SP). É parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPq. Conta com mais de 83 orientações, em mestrado e doutorado, concluídas e 11 orientações em andamento, sendo 7 de mestrado e 4 de doutorado. Sua atuação na área de Educação tem ênfase em Psicologia Educacional e trabalha principalmente com os seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor, trabalho/atividade docente, educação, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia da educação, ensino aprendizagem, avaliação, metacognicão e teoria sócio histórica.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Lobato, V. S., & Davis, C. L. F. (2019). SABERES E PROFISSIONALIDADE DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DAS ÁGUAS: A FORMAÇÃO INICIAL EM FOCO. Educar Em Revista, 35(78), 167–185. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67101

Edição

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