Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
Resumo
O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoio
ao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidades
formativas dos professores, interpelando as lógicas que as definem
e que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.
O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre os
desejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucional
oferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.
A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativa
para fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiem
atuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção de
uma educação superior detentora de qualidade social construída de modo
corresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docência
podem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dos
espaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formação
profissional edificante sob o ponto de vista social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.