Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação

Autores

  • Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP https://orcid.org/0000-003-1216-7185

Resumo

O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoio
ao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidades
formativas dos professores, interpelando as lógicas que as definem
e que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.
O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre os
desejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucional
oferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.
A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativa
para fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiem
atuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção de
uma educação superior detentora de qualidade social construída de modo
corresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docência
podem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dos
espaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formação
profissional edificante sob o ponto de vista social.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Lemes De Sordi, M. R. (2019). Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educar Em Revista, 35(75), 135–154. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031

Edição

Seção

Dossiê Temático