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Os desafios da construção da gestão participativa na universidade

Andrea do Rocio do Rocio Caldas, Deisi Cristina de Lima Picanço

Resumo


O artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,
no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direção
setorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativas
na gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo de
orçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulação
de diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional interna
e externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,
merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,
a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanente
que pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, a
criação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenações
dos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma proposta
de qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entre
outras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de uma
instituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e as
potencialidades advindas dos novos processos democratização.


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