Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
Resumo
O artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,
no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direção
setorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativas
na gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo de
orçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulação
de diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional interna
e externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,
merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,
a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanente
que pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, a
criação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenações
dos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma proposta
de qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entre
outras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de uma
instituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e as
potencialidades advindas dos novos processos democratização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

