Perspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidades

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Práticas escolares de leitura, História da Leitura no Brasil.

Resumo

Este artigo, parte de uma pesquisa qualitativa (2017), tem como finalidade
analisar a formação das práticas escolares de leitura no Brasil
partindo de dois eixos: as políticas públicas de produção e o acesso
ao livro e às leituras, as teorias e os métodos que influenciaram suas
práticas. Os resultados apontam que as práticas escolares de leitura
movem-se da decifração do código alfabético para os processos de
interação do leitor com o texto, em diferentes maneiras de ler que
circulam na sociedade, e penetram no espaço escolar pelos seus
principais mediadores, os professores. Uma questão a ser aprofundada
em outras pesquisas emerge nesse processo: as rupturas e as
continuidades nas relações entre as leituras escolares e as leituras
fora da escola.

Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNISUL

Doutora em Educação - UNESP

Estágio Pós-Doutoral em Educação na Universidade de Évora (Portugal)

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos

CEPFI - Pesquisadora do Centro de Pesquisas Filosoficas Interdisciplinares da UFU

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Bortolanza, A. M. E. (2019). Perspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidades. Educar Em Revista, 35(75), 283–303. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65343

Edição

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