Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística

Autores

  • Mafalda Franco Universidade de Évora
  • Ângela Balça

Resumo

Este estudo aborda a relação entre literatura infantil e expressões artísticas na escola; entre a educação literária e a educação artística. Os principais objetivos do estudo foram: dar a conhecer autores, ilustradores e textos de literatura para a infância; promover a formação do leitor literário; promover às crianças a relação entre a literatura e as expressões artísticas; promover a formação cultural e artística das crianças. Para este estudo convocamos a metodologia da investigação-ação e ele foi desenvolvido com crianças que frequentavam o 2.º ano do ensino básico. Os resultados do estudo permitiram-nos concluir que um trabalho que relacione, na escola, a literatura para a infância e as expressões artísticas proporciona às crianças o prazer e o gosto pela leitura; estimula a imaginação e a criatividade; desenvolve a construção de um leitor crítico; possibilita o estabelecimento de relações entre o texto literário, as ilustrações e as expressões artísticas.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Franco, M., & Balça, Ângela. (2018). Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística. Educar Em Revista, 34(72), p. 77–93. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62762

Edição

Seção

Dossiê Temático