O pato, a morte e a tulipa – Leitura e discussão de um livro ilustrado desafiador com alunos dos anos iniciais

Autores

  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil https://orcid.org/0000-0002-1072-2547
  • Rosa Maria Hessel Silveira

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a recepção e a discussão do livro ilustrado O pato, a morte e a tulipa, de Wolf Erlbruch, com base em um trabalho de leitura realizado com duas turmas de 4º ano de ensino fundamental em escolas públicas de Porto Alegre-RS. A partir da análise de elementos estruturais da obra – principalmente a relação entre texto verbal e imagético – e da temática da morte na literatura para crianças, o artigo apresenta os resultados de uma análise sobre como os leitores infantis interagiram com as mensagens do texto de Erlbruch, negociando sentidos a partir de seus próprios repertórios culturais e cognitivos. Os principais autores que embasam as discussões sobre a morte e a literatura infantil são Fanuel H. Díaz, M. A. Katrin Hesse, Norbert Elias, Jan Reinhardt, Simone Weber, Teresa Colomer, ao passo que as análises sobre as múltiplas respostas das crianças à leitura do livro inspiram-se nos estudos sobre conversa literária, de Aidan Chambers.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Kirchof, E. R., & Hessel Silveira, R. M. (2018). O pato, a morte e a tulipa – Leitura e discussão de um livro ilustrado desafiador com alunos dos anos iniciais. Educar Em Revista, 34(72), p. 57–76. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62759

Edição

Seção

Dossiê Temático