Crítica da educação e da escola sob o prisma da arte literária nos ensaios do escritor Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012)

Autores

  • Matheus da Cruz e Zica Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Um dos pressupostos dessa pesquisa é que o literato Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) produziu um pensamento crítico engajado nas ocasiões em que foi convidado a tratar publicamente de seu processo de escrita e de suas memórias de professor, aluno e leitor. Mineiro do interior, ao longo de sua trajetória biográfi ca publicou mais de 60 livros, sendo a maioria de natureza literária. O objetivo específi co desse artigo é indagar sobre o uso de seu lugar de fala como escritor para lançar provocações ao modo como se tem constituído as relações entre arte, educação e escola em alguns dos principais textos críticos que produziu ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

da Cruz e Zica, M. (2019). Crítica da educação e da escola sob o prisma da arte literária nos ensaios do escritor Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012). Educar Em Revista, 35(73), 105–116. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62758

Edição

Seção

Dossiê Temático