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Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Maria Clara Bueno Fischer

Resumo


O direito à educação é uma pauta antiga para as mulheres, em especial
as trabalhadoras. Resgatar esse direito nos bancos escolares da
EJA é um desafio para as estudantes que precisam conciliar o estudo
com o trabalho remunerado, o trabalho doméstico, os compromissos
familiares e outros. A escola também é desafiada a dialogar com
saberes produzidos por essas mulheres fora da escola, em suas experiências
de vida nas quais o trabalho se faz presente de diferentes
formas. Nessa direção, o presente artigo analisa experiências de
trabalho artesanal vivenciadas por estudantes mulheres em situação
de rua em uma escola pública de EJA em Porto Alegre/RS. Com
esse enfoque, realizou-se um estudo qualitativo com observação
participante. O referencial teórico articula estudos sobre trabalho e
gênero e sobre a educação popular. Conclui-se que compreender os
processos educativos que acontecem na experiência de trabalho é
uma possibilidade de aprimoramento da aprendizagem escolar, bem
como de garantia do direito à educação.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular; Saberes.

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