A construção social do professor de música
Palavras-chave:
Sociologia do Conhecimento, Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação, Licenciatura em Música, Construção da Identidade ProfissionalResumo
O presente estudo teve como objetivo verifi car o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu- -se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profi ssional. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil, observadas a partir do contato com seus discentes. Desta forma, a pesquisa contou com cento e sessenta (160) indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries fi nais do curso; e, destes, dezessete (17) indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem revelou diferentes perfi s de gostos e práticas de cultura. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo. Encontrou-se pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas signifi cativas. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e refl exiva acerca do universo musical, mas especialmente a construção do professor de música.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.