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A construção social do professor de música

Paula Alexandra Reis Bueno, Roberto Eduardo Bueno

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verifi car o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu- -se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profi ssional. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil, observadas a partir do contato com seus discentes. Desta forma, a pesquisa contou com cento e sessenta (160) indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries fi nais do curso; e, destes, dezessete (17) indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem revelou diferentes perfi s de gostos e práticas de cultura. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo. Encontrou-se pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas signifi cativas. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e refl exiva acerca do universo musical, mas especialmente a construção do professor de música.


Palavras-chave


Sociologia do Conhecimento; Sociologia da Cultura; Sociologia da Educação; Licenciatura em Música; Construção da Identidade Profissional

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