A construção social do professor de música

Autores

  • Paula Alexandra Reis Bueno USP
  • Roberto Eduardo Bueno UFPR Litoral

Palavras-chave:

Sociologia do Conhecimento, Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação, Licenciatura em Música, Construção da Identidade Profissional

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verifi car o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu- -se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profi ssional. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil, observadas a partir do contato com seus discentes. Desta forma, a pesquisa contou com cento e sessenta (160) indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries fi nais do curso; e, destes, dezessete (17) indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem revelou diferentes perfi s de gostos e práticas de cultura. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo. Encontrou-se pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas signifi cativas. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e refl exiva acerca do universo musical, mas especialmente a construção do professor de música.

Biografia do Autor

Paula Alexandra Reis Bueno, USP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Música e Especialista em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Atua como professora de Arte/Música da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atuou como professora de Metodologia do Ensino da Música, e Dança e Saúde na Pós-Graduação IBPEX e CENSUPEG. Focalizadora de Dança Circular e pesquisadora na interface "Educação;Música, Cultura, Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida", vinculada à USP e UFPR. 

 

Roberto Eduardo Bueno, UFPR Litoral

Especialista, mestre, doutor e pós-doutorado em Saúde Coletiva. Professor Adjunto 2 do curso de Saúde Coletiva da UFPR Litoral e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

Bueno, P. A. R., & Bueno, R. E. (2019). A construção social do professor de música. Educar Em Revista, 35(73), 209–227. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60146

Edição

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Demanda Contínua