As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo

Autores

  • Marília Carvalho Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

ensino fundamental 1 – trabalho docente – gênero – gestão empresarial – bonificação

Resumo

Este artigo busca entender a relação das professoras do ensino fundamental 1 com o pagamento de bonificação pelo cumprimento de metas. Trata-se de indagar se as formas empresariais de gestão do trabalho introduzidas na educação pública alteraram os modelos de docência nessa etapa da escolarização, que historicamente foram associados a uma feminilidade. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo baseado em observações e em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública estadual de São Paulo. Conclui-se pela presença de uma superposição dos dois modelos de trabalho docente: dimensões associadas à feminilidade, como dedicação, culpa e amor ao ensino, são combinadas com a lógica da gestão empresarial, que enfatiza a recompensa financeira, o individualismo e a competição.

Biografia do Autor

Marília Carvalho, Universidade de São Paulo

Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Carvalho, M. (2018). As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo. Educar Em Revista, 34(72), p. 187–207. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59799

Edição

Seção

Demanda Contínua