Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos

Autores

Palavras-chave:

Metapesquisa. Política Educacional. Epistemologia.

Resumo

O artigo discute aspectos conceituais e metodológicos da metapesquisa (pesquisa sobre pesquisas) no campo da Política Educacional. A partir do enfoque das epistemologias da Política Educacional (EEPE) apresenta-se uma proposta metodológica para a realização de metapesquisa em Política Educacional. Argumenta-se que a metapesquisa contribui para a compreensão da situação da pesquisa do campo, oferecendo elementos tanto para a melhoria das pesquisas quanto para o processo de formação de pesquisadores.

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, UEPG

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR.  

Senior Associate Research - Institute of Education - University College London

Doutor em Educação pelo Institute of Education – University of London.

Vice-diretor da Relepe – Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa

Editor da revista Práxis Educativa e Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa

Membro efetivo do Comitê de Assessoramento – CNPq

Membro do Comitê científico do Educ@ - metodologia Scielo

Consultor ad hoc do Comitê Científico do Scielo

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Mainardes, J. (2018). Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar Em Revista, 34(72), p. 303–319. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59762

Edição

Seção

Demanda Contínua