Um projeto de educação para a criança no século XIII: considerações acerca da pedagogia de Ramon Llull

Autores

Palavras-chave:

Ramon Llull, Intelectuais, Ensino/Pedagogia, Criança.

Resumo

Este estudo analisa a proposta de educação para a criança apresentada na obra Doctrina Pueril de Ramon Llull (1232-1316). A obra foi escrita para seu filho, Domingos, por volta do ano de 1275-1276. Consideramos as reflexões e, especialmente, as regras propostas por Llull como essenciais para a formação humana. Segundo o autor, o desenvolvimento humano não é algo que se adquire naturalmente, pois demanda ensinamentos, modelos e exemplos a partir dos quais as crianças apreendem e seguem desde a mais tenra idade. Centraremos a análise nos princípios educacionais que Llull ensinou a seu filho acerca das virtudes e crenças necessárias para a formação da pessoa. Do ponto de vista do autor, esses conhecimentos deveriam ser norteados por meio das ciências, por conseguinte, segundo princípios da racionalidade. Para elaborarmos nossa análise sobre a proposta de Llull retomaremos, também, outros intelectuais da Idade Média, como Hugo de São Vitor (1096-1141), Boaventura de Bagnoregio (1221-1274), dentre outros. Nesse sentido, entendendo ser a educação uma exigência atemporal. O estudo tem como pressuposto metodológico a História de Longa Duração, pela qual podemos, de acordo com Marc Bloch (1886-1944), entender o homem como ‘fundo permanente’ de qualquer momento histórico.

Biografia do Autor

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Paranavaí

Conceição Solange Bution Perin

Professora titular da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Paranavaí

Lotada no Colegiado de Pedagogia

Área: Educação/Ensino

Coordenadora do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar/PPIFOR

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), desde 2014. Também é Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education e Imagens da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM. ORCID ID: orcid.org/0000-0001-5349-1059

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Perin, C. S. B., & Oliveira, T. (2018). Um projeto de educação para a criança no século XIII: considerações acerca da pedagogia de Ramon Llull. Educar Em Revista, 34(72), p. 231–247. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59496

Edição

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