Artefato da cultura escolar ou mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análise

Autores

  • Alisson Antonio Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento Acadêmico de Física. Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Curitiba, Paraná. http://orcid.org/0000-0002-4431-2247
  • Nilson Marcos Dias Garcia Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade; Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, Paraná.

Palavras-chave:

livro didático de Física, escolha de livro didático, cultura escolar, produção cultural, mercadoria

Resumo

Apresentam-se resultados de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar de que modo a cultura escolar, a produção cultural e o mercado, enquanto eixos analíticos, são articulados num processo de escolha e apropriação de livros didáticos por professores de Física, brasileiros e portugueses, que atuam na Educação Básica. Dividida em duas etapas, a pesquisa contou com aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, sendo as informações obtidas analisadas com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os professores escolhem seus livros didáticos através de uma combinação desses eixos. Deste modo, a escolha se constitui em um processo complexo de produção de sentidos e significados, construída ao longo da atividade docente e culminando na indicação de um livro didático que melhor representa as expectativas dos professores com relação a esses eixos e em face do contexto social, econômico e cultural.

Biografia do Autor

Alisson Antonio Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento Acadêmico de Física. Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Curitiba, Paraná.

Possui licenciatura em Física (2005), mestrado em Educação (2008) e doutorado em Educação (2014), pela Universidade Federal do Paraná. É professor adjunto do Departamento Acadêmico de Física e do Programa em Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua no curso de Licenciatura em Física, nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, Pesquisa em Ensino de Física e Estágio Curricular Obrigatório 1. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, Formação de Professores, Livro Didático, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Física, formação de professores de Física, ensino-aprendizagem e pesquisa em ensino de Física, livro didático de Ciências e de Física.

Nilson Marcos Dias Garcia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade; Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, Paraná.

Nilson Marcos Dias Garcia é Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1973), graduado em Engenharia de Operação - Construção Civil, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1981), Mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Física (1995) e Doutor em Educação (2000), ambos pela Universidade de São Paulo. Atua como professor de Física no Ensino Médio em instituições públicas e particulares desde 1972. Em 1976 ingressou no então CEFET-PR (atual UTFPR) como professor de Física do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e a partir de 1997 também passou a atuar como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), dessa mesma universidade, onde orienta pesquisas sobre questões relacionadas à educação profissional e formação do trabalhador. É também professor credenciado, a partir de 2003, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde orienta pesquisas sobre ensino de física. É um dos líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Física (GEPEF). Além da atividade de docência e pesquisa, já foi chefe do Departamento Acadêmico de Física e participante de diversos colegiados, inclusive do Conselho Universitário (gestões 2006-2010 e 2010-2013). Participa da Sociedade Brasileira de Física: integrou a comissão de ensino de 2003 a 2005; fez parte da diretoria como seu secretário de ensino, gestões 2007-2009 e 2009-2011 e atualmente é integrante da Comissão de Área de Pesquisa em Ensino de Física e conselheiro suplente eleito da SBF. É coordenador da Escola de Física CERN desde 2009. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a natureza e importância do conhecimento escolar e dos manuais didáticos, principalmente de física, para a escola regular e para a de formação profissional.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Martins, A. A., & Garcia, N. M. D. (2019). Artefato da cultura escolar ou mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análise. Educar Em Revista, 35(74), 173–192. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59291

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