Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil)

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre racismo institucional e atuação de professoras doutoras e negras em universidades públicas dos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Tratamos de equalizar e qualificar o debate, ainda caro na atualidade, sobre práticas de racismo/sexismo em instituições públicas. Para tanto, adotamos como proposta metodológica a realização de entrevistas semiestruturadas com doutoras que se autodeclararam negras. Os relatos esclarecem a persistência do racismo, suas afrontas nas trajetórias docentes, e pontuam o ativismo e as ações coletivas de enfrentamento adotadas por cada professora interpelada nesta investigação.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

da Silva, J., & Simone Euclides, M. (2018). Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil). Educar Em Revista, 34(70), p.51–66. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58760

Edição

Seção

Dossiê Temático