Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: uma entrevista com Carles Feixa Pampols

Victor Hugo Nedel Oliveira, Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Andreia Mendes dos Santos, Carles Feixa Pampols

Resumo


Carles Feixa Pampols é professor catedrático de antropologia social da Universidade
Pompeu Fabra, em Barcelona. É doutor em Antropologia Social
pela Universidade de Barcelona e Doutor Honoris Causa pela Universidade
de Manizales (Colômbia). O Dr. Feixa tem se dedicado aos estudos das
Culturas Juvenis, tendo publicado mais de 50 livros sobre o tema e sendo
pesquisador visitante em importantes universidades de países como: Espanha,
Itália, México, França, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos,
Peru, Brasil, entre outros. Nesta entrevista, concedida aos professores Victor
Oliveira, Miriam Lacerda e Andreia dos Santos, o professor Feixa discute temas
importantes para o campo de pesquisa na área de juventudes, bem como
apresenta pistas para as opções metodológicas no campo. Ele afirma, dentre
suas contribuições, que uma maneira interessante de estudar as juventudes
é pelo viés das histórias de vida, pois se considera que a juventude não tem história de vida ou biografia, porque ainda estaria em construção. Por outro lado, acredita ser justamente nesta fase no qual poderiam começar a narrar e construir suas histórias, assim, as utiliza para a construção de suas pesquisas.


Palavras-chave


juventudes; coletividade; educação.

Texto completo:

Sem título PDF


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021