Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares

Autores

  • Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva UFSCAR

Resumo

O presente artigo realiza revisão de 38 artigos, 7 teses e 51 dissertações da área de educação publicados entre 2003 e 2014 e que tratam do tema educação das relações étnico-raciais em instituições educacionais. Os escritos, em sua maioria, registram resultados, experiências de educação em estabelecimentos de ensino, bem como considerações, avaliações, reflexões, sugestões no que diz respeito à educação étnico-racial. As 58 teses e dissertações apresentaram crescimento no período com ápice em 2010 e 2013, autoria e orientação prevalentemente feminina e nas regiões sudeste, centro-oeste e sul. Os 38 artigos também apresentaram crescimento numérico com ápice em 2014, distribuição de gênero mais equitativa e maior concentração em revistas publicadas na região sudeste. Os artigos foram analisados em relação ao seu tratamento de racismo, etnocentrismo e outras discriminações nas escolas e, em síntese, a análise da produção mostrou que o maior avanço nesse processo foi o de reconhecimento de manifestações e consequências do racismo, do etnocentrismo e de outras discriminações na vida de aluno/ as, e de seus professores, não só dos negros, mas também dos não-negros, bem como na organização e funcionamento de instituições educacionais.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Beatriz Gonçalves e Silva, P. (2018). Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar Em Revista, 34(69), p.193–207. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58097

Edição

Seção

Dossiê Temático