História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014)

Autores

  • Marcelo Pagliosa Carvalho Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

História da Educação da População Negra, História da Educação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Resumo

Este artigo traz resultados da Pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte”, mais especificamente da Categoria “História da Educação da População Negra”. Foram selecionados e analisados 31 artigos publicados em periódicos brasileiros da área da educação (2003-2014). Para facilitar o entendimento do conjunto dos artigos, acabamos por dividi-los em subcategorias que agrupassem temáticas em comum. Procurou-se construir um breve relato sobre os trabalhos catalogados e investigados, os dados estatísticos, as temáticas em destaque, os possíveis temas emergentes, as lacunas verificadas, os resultados comuns apontados nas pesquisas, as metodologias e os referenciais teóricos mais utilizados. Verificou-se uma diversidade temática nos artigos, constatada na abrangência das sete subcategorias recortadas. A temática mais trabalhada foi sobre os processos de inserção/exclusão da população negra na escolarização formal ou não-formal. Constatou-se que a contribuição científica estudada no conjunto dos artigos é de extrema importância, sobretudo ao visualizarmos a dificuldade na implementação da Lei nº 10.639/2003 nos currículos escolares brasileiros da educação básica e de ações sobre as Histórias e as Culturas Africanas e Afro-Brasileiras no ensino superior.

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Carvalho, M. P. (2018). História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014). Educar Em Revista, 34(69), p. 211–230. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57236

Edição

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