Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben / Performative pedagogy and its non-places: reverberations of khôra based on Plato, Derrida and Agamben

Marcelo de Andrade Pereira, Gilberto Icle

Resumo


A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverbera-ções discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.

* * *

This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogi-cal-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position – of the places he occupies, engenders and with which he identifies – in the constitution of a common place – a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character.


Palavras-chave


Pedagogia Performativa; Des-criação; Comum; Espaço; khôra / Performative pedagogy; Un-creation; Common place; Space; Khôra

Texto completo:

PDF


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021