A escolha de recursos na aula de História
Resumo
Com este artigo pretende-se dar a conhecer dados de uma investigação levada
a cabo com professores de História portugueses, que leccionavam turmas do
3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Através de um questionário
fechado, foi pedido aos professores que escolhessem recursos (fontes e
materiais) com vista à leccionação de um conjunto de aulas sobre o
Renascimento (conteúdo de leccionação obrigatória no 8º ano de escolaridade)
e que justificassem as suas escolhas. Os dados recolhidos foram
operacionalizados sob a forma de escalas dicotómicas e tratados com recurso
a procedimentos estatísticos adequados. Foi possível apurar que estes professores
preferiam, maioritariamente, as fontes primárias (quer escritas, quer
iconográficas), bem como materiais estáticos cuja utilização dominavam.
a cabo com professores de História portugueses, que leccionavam turmas do
3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Através de um questionário
fechado, foi pedido aos professores que escolhessem recursos (fontes e
materiais) com vista à leccionação de um conjunto de aulas sobre o
Renascimento (conteúdo de leccionação obrigatória no 8º ano de escolaridade)
e que justificassem as suas escolhas. Os dados recolhidos foram
operacionalizados sob a forma de escalas dicotómicas e tratados com recurso
a procedimentos estatísticos adequados. Foi possível apurar que estes professores
preferiam, maioritariamente, as fontes primárias (quer escritas, quer
iconográficas), bem como materiais estáticos cuja utilização dominavam.
Palavras-chave
Educação Histórica; Ensino de História; Recursos de ensino nas aulas de História; Fontes; Materiais auxiliares; Historical Education; History Teaching; Materials for History class; Evidences; Other resources
Qualis A1
Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
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