Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos
Palavras-chave:
Didática das Ciências Sociais, Ensino de História, Educação Histórica, Epistemologia do Ensino de História, Didacticism of the Social Sciences, Teaching of History, Historical Education, Epistemology of History TeachingResumo
A partir da discussão sobre a natureza e as relações entre as Ciências Sociais e a Educação, defende-se o ponto de vista de que para que as Ciências Sociais sejam disciplinas formativas e introduzam os alunos em um plano de aprendizagem que os faça descobrir a racionalidade da análise social, com toda a carga formativa que ela tem, é imprescindível que a educação ofereça uma didática dessas disciplinas que considere a natureza desse tipo de conhecimento. Nesse sentido, é indispensável que este conhecimento não seja diluído no que se denomina de Ciências Sociais, mas que se apresente configurado escolarmemente de maneira coerente com a ciência social que o produziu. Tomando como objeto a História, apresentam-se as finalidades e objetivos dessa disciplina, destacando suas potencialidades formativas. Problematiza-se seu ensino relembrando que além das dificuldades hermenêuticas que são inerentes a todo processo de transmissão de conhecimentos, seja qual for a sua natureza, a História reúne características que a transformam em um campo de aprendizagem com dificuldades especiais. Indica-se a necessidade de ensinar a História utilizando os instrumentos do historiador, derivando daí os métodos e técnicas de trabalho, que apontam para atividades que devem estar presentes em todo o processo didático, resumidas nos seguintes pontos: aprender a formular hipóteses; aprender a classificar fontes históricas; aprender a analisar fontes; aprender a analisar a credibilidade das fontes; e, por último, a aprendizagem da causalidade e a iniciação na explicação histórica.
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