Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos
Resumo
A partir da discussão sobre a natureza e as relações entre as Ciências Sociais e
a Educação, defende-se o ponto de vista de que para que as Ciências Sociais
sejam disciplinas formativas e introduzam os alunos em um plano de aprendizagem
que os faça descobrir a racionalidade da análise social, com toda a carga
formativa que ela tem, é imprescindível que a educação ofereça uma didática
dessas disciplinas que considere a natureza desse tipo de conhecimento. Nesse
sentido, é indispensável que este conhecimento não seja diluído no que se
denomina de Ciências Sociais, mas que se apresente configurado escolarmemente
de maneira coerente com a ciência social que o produziu. Tomando como
objeto a História, apresentam-se as finalidades e objetivos dessa disciplina,
destacando suas potencialidades formativas. Problematiza-se seu ensino
relembrando que além das dificuldades hermenêuticas que são inerentes a todo
processo de transmissão de conhecimentos, seja qual for a sua natureza, a
História reúne características que a transformam em um campo de aprendizagem
com dificuldades especiais. Indica-se a necessidade de ensinar a História
utilizando os instrumentos do historiador, derivando daí os métodos e técnicas
de trabalho, que apontam para atividades que devem estar presentes em todo
o processo didático, resumidas nos seguintes pontos: aprender a formular
hipóteses; aprender a classificar fontes históricas; aprender a analisar fontes;
aprender a analisar a credibilidade das fontes; e, por último, a aprendizagem da
causalidade e a iniciação na explicação histórica.
a Educação, defende-se o ponto de vista de que para que as Ciências Sociais
sejam disciplinas formativas e introduzam os alunos em um plano de aprendizagem
que os faça descobrir a racionalidade da análise social, com toda a carga
formativa que ela tem, é imprescindível que a educação ofereça uma didática
dessas disciplinas que considere a natureza desse tipo de conhecimento. Nesse
sentido, é indispensável que este conhecimento não seja diluído no que se
denomina de Ciências Sociais, mas que se apresente configurado escolarmemente
de maneira coerente com a ciência social que o produziu. Tomando como
objeto a História, apresentam-se as finalidades e objetivos dessa disciplina,
destacando suas potencialidades formativas. Problematiza-se seu ensino
relembrando que além das dificuldades hermenêuticas que são inerentes a todo
processo de transmissão de conhecimentos, seja qual for a sua natureza, a
História reúne características que a transformam em um campo de aprendizagem
com dificuldades especiais. Indica-se a necessidade de ensinar a História
utilizando os instrumentos do historiador, derivando daí os métodos e técnicas
de trabalho, que apontam para atividades que devem estar presentes em todo
o processo didático, resumidas nos seguintes pontos: aprender a formular
hipóteses; aprender a classificar fontes históricas; aprender a analisar fontes;
aprender a analisar a credibilidade das fontes; e, por último, a aprendizagem da
causalidade e a iniciação na explicação histórica.
Palavras-chave
Didática das Ciências Sociais; Ensino de História; Educação Histórica; Epistemologia do Ensino de História; Didacticism of the Social Sciences; Teaching of History; Historical Education; Epistemology of History Teaching