Open Journal Systems

Museus e Educação Histórica numa realidade contemporânea em transição

Irene Nakou

Resumo


Mudanças contínuas em todas as esferas de nossas vidas parecem afetar a
maneira como as pessoas enquanto indivíduos ou coletividades acessam,
percebem e compreendem as realidades do presente e do passado. Diante de
novas questões que se colocam, os museus e Educação Histórica não podem
mais contar com a certeza adquirida pela experiência passada, pelas observações,
estudos e pesquisas. É imperativo explorar esta realidade em mudança
nos diferentes setores da vida, para que seja possível entender o papel dos
museus e de outros locais da Educação Histórica nesse novo ambiente em
transição. A maneira pela qual nós pensávamos e entendíamos a relação
entre os museus e a Educação Histórica e, por esse motivo, ensinar, aprender
e pesquisar História, devem ser reconsiderados, re-analisados e re-teorizados,
levando-se em consideração a co-existência de ambos, suposições novas e
tradicionais, conceitos e pré-conceitos, idéias, processos e realidades. Este
trabalho discute as implicações do amplo uso da tecnologia eletrônica em
relação ao aprendizado da História, especialmente no ambiente do museu, e
noções do espaço em transição e processos de transição relacionados ao
caráter virtual das percepções contemporâneas e representações da realidade
e das fontes históricas. A discussão é baseada, principalmente, em observações
relacionadas ao extenso uso público geral da História, especialmente da
história oral, na esfera pública.

Palavras-chave


Educação Histórica; Museus; Tecnologia eletrônica; História oral; Historical Education; Museums; Electronic technology; Oral history

Texto completo:

PDF DOI