Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais

Autores

  • Thays Silva
  • Rosie Medeiros Universidade Federal do Rio GRande do Norte

Palavras-chave:

Dança, Educação, Projetos sociais

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança.

Biografia do Autor

Thays Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em em Eduacação da UFRN

Rosie Medeiros, Universidade Federal do Rio GRande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Professora Associada do Departamento de Educação Física da UFRN, Professora do Programa de Pós-Graduação em educação física da UFRN. Pesquisadora do grupo de pesquisa Estesia

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Silva, T., & Medeiros, R. (2018). Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais. Educar Em Revista, 34(69), p. 311–324. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882

Edição

Seção

Demanda Contínua