Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar quais características das famílias dos beneficiários do Programa Bolsa Família exercem influência significativa sobre a probabilidade da condicionalidade de frequência escolar ser cumprida ou não. Um banco de dados apropriado para análise quantitativa foi preparado a partir dos dados de 341 entrevistas semiestruturadas realizadas no Estado do Ceará em 2016. Nossos resultados indicam que o cumprimento ou não da condicionalidade dependem, principalmente, do engajamento das mães dos beneficiários nas atividades escolares dos filhos, o que, por sua vez, depende da escolaridade das mães e de seu interesse pelos estudos dos filhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.