Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará

Autores

  • Domingos Abreu Universidade Federal do Ceará
  • Jakson Alves de Aquino Universidade Federal do Ceará

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar quais características das famílias dos beneficiários do Programa Bolsa Família exercem influência significativa sobre a probabilidade da condicionalidade de frequência escolar ser cumprida ou não. Um banco de dados apropriado para análise quantitativa foi preparado a partir dos dados de 341 entrevistas semiestruturadas realizadas no Estado do Ceará em 2016. Nossos resultados indicam que o cumprimento ou não da condicionalidade dependem, principalmente, do engajamento das mães dos beneficiários nas atividades escolares dos filhos, o que, por sua vez, depende da escolaridade das mães e de seu interesse pelos estudos dos filhos.

Downloads

Publicado

2017-09-24

Como Citar

Abreu, D., & Aquino, J. A. de. (2017). Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará. Educar Em Revista, p. 55–69. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52955

Edição

Seção

Dossiê Temático