Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar

Autores

  • Helen de Oliveira Colégio Pedro II Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renato José de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Argumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação Escolar

Resumo

Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmente
entre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Oliveira, H. de, & Oliveira, R. J. de. (2018). Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar. Educar Em Revista, 34(70), p.197–212. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510

Edição

Seção

Demanda Contínua