A avaliação em larga escala no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre: aproximações e diferenças entre grupos implicados

Autores

  • Ana Cristina Ghisleni Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos
  • Maria Beatriz Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Palavras-chave:

Avaliação. Avaliação em larga escala. Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Resumo

O artigo apresenta uma análise de aproximações e diferenças das percepções sobre a avaliação em larga escala encontradas no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre. O texto apoia-se nas premissas de avaliação como construção e de recontextualização, bem como nos conceitos de globalização, reforma política, regulação e qualidade. Em termos metodológicos, foi feita a opção por um estudo de casos múltiplos que opera a vinculação das premissas e dos conceitos trabalhados com os principais elementos trazidos pelas entrevistas realizadas. Ao final, evidencia-se a avaliação em larga escala em uma posição de protagonismo, garantido principalmente pelo órgão executivo central do Sistema – a qual se reflete nos posicionamentos dos demais grupos entrevistados – e a eleva à condição de política estruturante da gestão e da prática pedagógica em geral.

 

Biografia do Autor

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos (Porto Alegre, Brasil). Atua em ensino e pesquisa na linha de políticas e gestão da educação, com especial ênfase na avaliação em larga escala na educação básica.

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Professora titular de Política e Administração da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil). Realizou seu doutorado em Educação na Michigan State University. Trabalha em ensino e pesquisa sobre políticas e gestão educacional, tendo particular interesse em avaliação e planejamento educacional também em perspectivas comparadas. Integra também o corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

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Publicado

2018-04-06

Como Citar

Ghisleni, A. C., & Luce, M. B. (2018). A avaliação em larga escala no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre: aproximações e diferenças entre grupos implicados. Educar Em Revista, 34(68), p.136–179. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52183

Edição

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